A diferença entre Marketing Multinível e Marketing Digital

A diferença entre Marketing Multinível e Marketing Digital

Quando ainda não se tem um conhecimento mais aprofundado destes conceitos, é natural confundi-los ou pensar que se trata do mesmo assunto. Marketing multinível e marketing digital podem correlacionar-se, mas é importante saber diferenciá-los.

De modo a esclarecer as dúvidas mais frequentes em relação a ambos os conceitos, elaborei este guia com todas as informações essenciais que precisa conhecer.

Continue a leitura e descubra as diferenças entre marketing digital e multinível, e como ambos podem complementar-se.

Marketing Multinível vs Marketing Digital: Conheça conceitos e diferenças

Para que este artigo fique mais didático, vou abordar os assuntos por tópicos. Primeiro, falarei sobre o marketing digital, em seguida sobre o multinível, e por fim como ambos se complementam.

1. Marketing Digital

Com o avanço da tecnologia, os consumidores mudaram drasticamente os seus hábitos de consumo.

Há alguns anos ninguém iria imaginar que seria possível realizar compras, de produtos ou serviços, através de um ecrã. 

Pois esta é a realidade atual. Hoje os consumidores procuram conhecer melhor as características dos produtos ou mesmo comparar os preços através da internet.

A responsabilidade do marketing digital está em fazer essa conexão entre o desejo ou necessidade do consumidor apresentando produtos e serviços que possam ajudá-lo.

Isso ocorre essencialmente através de um conjunto de estratégias e ações de marketing nos canais digitais. O marketing digital ajuda a promover produtos e serviços, construir relacionamento com o público e criar oportunidades para vendas futuras.

O marketing digital é fundamental para qualquer negócio se manter competitivo no mercado.

Algumas estratégias do marketing digital são: anúncios online, blogs, sites, vlogs, redes sociais…

2. Marketing Multinível

Consiste num modelo de negócio já existente há algumas décadas. Basicamente, faz parte de um conjunto de canais utilizados pelos fabricantes para fazer com que os produtos cheguem ao consumidor.

Em suma, é uma estratégia de marketing que procura atender um número cada vez maior de consumidores, crescendo dentro de uma estrutura única em diversos níveis.

Também pode ser conhecido como marketing de rede. O modelo de negócio trabalha com um estilo de vendas onde o profissional ganha uma comissão dos lucros conquistados através das próprias vendas e também da rede de revendedores.

Dessa forma, os ganhos podem ser obtidos através de duas fontes: vendas diretas ou então recrutando novos vendedores para expandirem o negócio.

Ao estabelecer uma relação formal a empresa e distribuidores assumem algumas responsabilidades como:

  • Fornecer e entregar os produtos promovidos
  • Fornecer materiais para promoção
  • Zelar pelo bom nome da empresa e produtos
  • Administrar a rede (pessoas) que o distribuidor indicar
  • Apurar e repassar os ganhos decorrentes dessa rede
  • Promover de forma ética e honesta a oportunidade negócio

Como aliar o marketing digital ao marketing multinível?

Apesar de se tratarem de conceitos diferentes, é possível aliar estratégias do marketing digital ao de multinível, e assim potencializar ainda mais um negócio.

Basicamente, as estratégias de marketing digital podem servir para ensinar e informar as pessoas sobre como iniciar e desenvolver um negócio multinível responsável e de sucesso.

Pode por exemplo, promover a venda dos produtos com informações sobre a utilização e tratamentos, através de blogs, redes sociais, grupos de vendas e lojas online.

Ou até mesmo apresentar a oportunidade de negócio através de informações sobre empresas, empreendedores e modelos. É muito importante realçar as diferenças entre as pirâmides financeiras e o marketing de rede.

Explorar e conhecer mais sobre o marketing digital e multinível pode ser a sua porta de entrada para o mundo dos negócios. Assim pode tornar-se num empreendedor bem-sucedido.

Se sempre quis conquistar a independência financeira a trabalhar de forma autónoma, não deixe de considerar o marketing multinível como oportunidade.

This Post Has 2 Comments

Deixe uma resposta