Como fazer anúncios no Facebook

Como fazer anúncios no Facebook

Ainda achas que o Facebook é uma plataforma utilizada apenas para manter contato com amigos? Então estás a perder uma grande oportunidade de expandir o teu negócio.

Através dos anúncios no Facebook é possível desenvolver uma estratégia eficaz para ganhar maior visibilidade e potencializar conversões.

Se ainda não sabes como explorar esta ferramenta, continua a ler este guia que te vai explicar como fazer anúncios no Facebook.

Anúncios no Facebook: Aprende a criá-los através deste guia completo

O Facebook é uma das maiores redes sociais do mundo, e foi desenvolvendo ao longo dos anos funcionalidades melhoradas. E, tenho de enumerar o especial destaque para os anúncios.

Os anúncios no Facebook permitem mostrar os seus produtos ou serviços a novos clientes. A par disso, é uma ferramenta que permite segmentar o público e analisar os resultados.

Se ainda não sabes como criar anúncios na plataforma, não te preocupes. Elaborei um guia completo com tudo o que precisas para criar a tua primeira campanha no Facebook.

1 – Planear objetivos e persona

O primeiro passo para criar anúncios no Facebook é o planeamento. É necessário definir os objetivos da campanha e conhecer a persona que desejas cativar.

Esta etapa é crucial para otimizares a tua estratégia. Para que a tua campanha seja eficaz, estuda o perfil da persona e define quais são os seus interesses.

2 – Criar a campanha

É possível seguir dois caminhos na criação de um anúncio no Facebook. O primeiro é utilizar a opção de “impulsionar publicação” num post que desejas patrocinar.

O segundo é através do Gestor de anúncios da plataforma. Esta é a melhor opção para criar e analisar anúncios. Afinal, é possível ter acesso a relatórios e outros recursos mais completos.

Chegou o momento de selecionar o tipo de campanha que queres criar. Podes optar por 3 tipologias de objetivos.

  • Reconhecimento: Recomendado para quem queira trabalhar na construção da marca. Os anúncios são exibidos com base em estimativas que indicam utilizadores que poderão ser cativados pela publicação.
  • Consideração: Aqui a persona terá um percurso de compra. Nos anúncios de consideração serão encontrados formatos de interação, geração de leads, acesso ao site, entre outros.
  • Conversão: Já os anúncios de conversão têm o foco em vendas, visitas a um estabelecimento físico ou qualquer outra ação externa.

3 – Definir segmentação, orçamento e posicionamento

Uma vez definido o tipo de campanha, o próximo passo é criar a segmentação dos anúncios.

Nesta etapa é possível selecionar dados demográficos, além de interesses e comportamentos do público-alvo.

É muito importante segmentar bem a campanha para que os resultados sejam positivos.

O Facebook pede para selecionar o posicionamento dos anúncios. Existem diversas opções de posicionamento, como o feed, a coluna da direita, os vídeos sugeridos e o Messenger.

Por fim, é necessário definir o período de veiculação da campanha, com o valor a ser investido e a seleção dos dias e horários dessa veiculação.

4 – Formato do anúncio

Para que a campanha tenha sucesso é necessário estar atento aos textos e imagens do anúncio. A mensagem deve ser objetiva e diferenciadora para se destacar.

É curioso destacar que os anúncios no Facebook com menos de 20% de texto, costumam ter melhor desempenho. Portanto, investe na imagem como um complemento visual e deixa as informações para o título e descrição.

5 – Acompanhar os resultados

Acompanhar o desempenho das campanhas através dos indicadores é essencial. Para isso deves analisar o alcance e a frequência de exibição do conteúdo.

Estas métricas mostram se o conteúdo é adequado ou se é necessário alterar a segmentação das campanhas, por exemplo.

Aproveita esta poderosa ferramenta ao seguir as dicas deste guia. Cria anúncios no Facebook que vão impulsionem ainda mais o teu negócio.

Deixe uma resposta