You are currently viewing Como surgiu o Google?

Como surgiu o Google?

Utilizar o Google para fazer pesquisas de qualquer assunto na internet é tão natural que até parece que existiu sempre. Mas, é claro que nem sempre foi assim.

Por este motivo, vamos falar um pouco mais sobre as origens e história de uma das empresas mais valiosas do mundo na atualidade.

Acompanhe e conheça as principais informações e curiosidades desta grande empresa!

Google: Conheça a história e origens de uma das maiores empresas do mundo

É muito improvável que conheça alguma pessoa que nunca ouviu falar do Google. Seja o próprio mecanismo de pesquisa ou quaisquer outros serviços que pertencem à companhia.

A empresa foi fundada por dois doutorados da Universidade de Stanford, Larry Page e Sergey Brin. Inicialmente surgiu como um projeto de site de pesquisas, cujo objetivo era analisar propriedades matemáticas na internet.

Isto aconteceu em meados da década de 90, quando o Yahoo! ainda era um dos mecanismos de pesquisa mais populares e funcionava através de bancos de dados manuais.

Assim, os domínios eram classificados de acordo com o volume de pesquisa de um termo e resultados com possíveis respostas ao que estava a ser pesquisado.

O sistema não agradava aos dois estudantes, que resolveram desenvolver um mecanismo mais funcional e inovador.

A ideia era criar um motor de pesquisa que fosse capaz de analisar:

  • O volume de pesquisa
  • As relações dos utilizadores com cada página visitada
  • A quantidade de pesquisa
  • A qualidade dos links que apareciam nas primeiras páginas

O projeto antecessor chamava-se BackRub, que possibilitou o investimento num mecanismo mais inteligente. Isto tornou a própria experiência da pesquisa mais otimizada para que tudo estivesse de acordo com a necessidade dos utilizadores.

Em pouco tempo o projeto passou de um simples protótipo para o maior pesquisador do mundo, recebendo o nome oficial no dia 15 de setembro de 1997.

A expansão da empresa

Apesar de a ferramenta de pesquisa ser a mais associada à empresa, o Google expandiu-se ao longo dos anos. Investiu na aquisição de diversas empresas importantes para consolidar ainda mais a posição de destaque.

Entre as aquisições podemos citar o Earth Viewer que foi renomeado como Google Earth e o Youtube. Os investimentos continuam noutros segmentos, como parques de energia eólica.

Não é por acaso que a empresa está entre as mais valiosas no mundo, ultrapassando até mesmo outras gigantes do mercado tecnológico, como Apple e Microsoft. A empresa também tem fama de ser o melhor local do mundo para se trabalhar.

A importância do Google para o universo da tecnologia

Considerada como uma gigante da tecnologia web, o potencial da companhia pode ser percebido pelas suas conquistas, sempre completas e inovadoras. Além dos altos investimentos à procura do desenvolvimento da tecnologia e evolução da internet.

Os serviços oferecidos são muito abrangentes. Vão desde a ferramenta de pesquisa, domínio de e-mail e navegador, até publicidade online, aplicações, redes sociais e sistemas operacionais.

Assim, dificilmente irá encontrar um utilizador ativo na rede que não utilize pelo menos uma das facilidades proporcionadas por estes serviços. Por isso, não é exagero afirmar que desde que foi criado, revolucionou o mundo da tecnologia.

E não só pela criação do mecanismo de pesquisa de informações e palavras-chave que foi e ainda é tão importante. Mas também pelo investimento e relevância para o cenário atual.

O Google é, portanto, uma empresa essencial para milhões de pessoas. Certamente continuaremos a acompanhar a sua evolução e investimentos em cada vez mais setores que envolvem a tecnologia.