Como usar o Google Analytics para melhorar a performance do seu website

Como usar o Google Analytics para melhorar a performance do seu website

O Google Analytics é uma ferramenta essencial para quem tem um website e quer perceber a sua performance.

A plataforma permite compreender melhor o comportamento do seu público, bem como obter dados que possibilitam melhorar as estratégias.

Para que possa tirar o maior proveito desta ferramenta e melhorar a performance do seu website, deixo-lhe 5 dicas importantes sobre o uso do Google Analytics.

Google Analytics: Conheça 5 dicas para aproveitar todo o seu potencial

Todos os profissionais que trabalham com marketing sabem que o Google Analytics é uma ferramenta rica em dados. Através do mesmo é possível extrair inúmeros relatórios que visam otimizar as estratégias de vendas.

Contudo, é normal sentir-se confuso e até perdido no meio de tanta informação.

Se esse é o seu caso, as dicas enumeradas certamente vão ajudá-lo. Conheça 5 recursos fundamentais para aproveitar o Google Analytics no seu negócio.

1 – Configuração de objetivos

Ao instalar o código de monitorização, geralmente as pessoas esquecem-se de configurar os objetivos. Este procedimento é fundamental, uma vez que a configuração irá “calibrar” a ferramenta de acordo com as suas expectativas.

Por exemplo, se tem um blog cujo tema central é moda e beleza e o seu objetivo é a monitorização de tráfego orgânico e de anúncios, isso deve ser configurado.

2 – Relatórios em tempo real

Já imaginou saber quantas pessoas estão no seu website e ainda obter dados sobre estes visitantes? Os relatórios em tempo real do Google Analytics possibilitam este recurso para que obtenha informações valiosas sobre o seu público.

Algumas destas informações são:

  • Localização geográfica
  • Se o acesso ao site foi feito de forma orgânica ou paga
  • As páginas mais visitadas
  • O tipo de dispositivo que é utilizado para aceder ao website

Com estes dados, é possível criar campanhas de marketing mais eficientes e direcionadas. Isso porque terá dados mais precisos sobre o perfil dos visitantes.

3 – Realize testes A/B

Uma das formas mais eficientes de validar a otimização das conversões do website, são os testes A/B.

Os mesmos permitem recolher dados e analisar diferentes variações (ou ajustes) numa campanha. E, deste modo, é possível verificar que versão de uma ação de marketing tem os melhores resultados.

Através dos testes é possível avaliar diversos detalhes como:

  • Duas versões diferentes de uma landing page
  • Botões de CTA
  • Posicionamento de banners
  • Títulos da página

Analisando os resultados poderá então trabalhar com hipóteses e certificar-se relativamente às estratégias que funcionam melhor para si, gerando mais conversões, cliques ou outras ações desejadas.

4 – Monitorização do funil de vendas

A criação de um funil de vendas é um processo complexo de Inbound Marketing. Para que seja efetivo, é preciso investir em diferentes recursos, como calls to action e campanhas de e-mail, por exemplo.

Dentro do Google Analytics é possível visualizar o seu funil de vendas, e assim compreender melhor as suas ações de marketing.

Dessa maneira, poderá identificar que páginas do website se correlacionam com cada etapa do funil. A par disso também consegue analisar possíveis melhorias e implementar ajustes.

5 – A procura no website

Sabia que os visitantes que utilizam a caixa de pesquisa no seu website têm mais hipóteses de conversão quando comparados com os que não a utilizam? Isso explica-se pelo fato de haver maior interação com o site e o conteúdo.

O Google Analytics permite que tenha conhecimento das palavras que os visitantes utilizam para procurar o que desejam nas páginas do site. Uma boa dica, é utilizar essa lista para campanhas de otimização e de SEO.

Implemente estas dicas ao utilizar o Google Analytics e perceba a melhoria nos resultados e desempenho do seu website.

Deixe uma resposta