Como utilizar o Google na sua estratégia

Como utilizar o Google na sua estratégia

Quando falamos do Google, a primeira coisa que nos vem à mente é motor de pesquisa. E isso acontece porque esta é, sem dúvida, a principal ferramenta de pesquisa no mundo. Porém, esta marca vai muito mais além das possibilidades de realizar pesquisas.

A plataforma oferece uma série de recursos que podem ajudar a otimizar todas as estratégias de marketing digital de uma empresa. Neste artigo vou apresentar alguns destes recursos que podem ajudar o seu negócio.

Google: 8 recursos para utilizar na estratégia de marketing

É cada vez mais importante estar presente na internet e utilizar estratégias eficazes para alcançar novos clientes e alavancar as vendas. Muitas dessas estratégias podem ser otimizadas com ferramentas acessíveis e gratuitas disponibilizadas pelo Google.

A seguir vai conhecer 8 destes recursos que vão fazer toda a diferença na sua estratégia de marketing digital.

1 – Analytics

Esta ferramenta permite a análise do desempenho de um site. Inserindo um código Javascript em cada uma das páginas, é possível obter um relatório com informações relevantes para ações futuras.

Entre essas informações estão a quantidade de visualizações, páginas com mais acessos, tempo médio de navegação dos utilizadores, entre outros dados relevantes para acompanhar o desempenho do site.

2 – Ads

Tem como finalidade a criação de anúncios, que podem ser divulgados na própria plataforma ou em sites parceiros.

Neste recurso é possível trabalhar com a criação do anúncio, bem como acompanhar o alcance das divulgações.

3 – AdSense

O AdSense é direcionado para quem possui websites e deseja disponibilizar espaços para que outras pessoas promovam os seus negócios. Aqueles que utilizarem esse espaço pagam apenas pelos anúncios que tenham cliques.

Os anúncios podem ser visualizados a partir de uma segmentação do próprio Google. Isso possibilita a visualização apenas de utilizadores interessados.

4 – Search Console

A ferramenta Search Console é mais indicada para aqueles que já são mais experientes com este tipo de recurso.

Uma das finalidades da ferramenta é permitir a análise do desempenho do site nas pesquisas. Também disponibiliza informações relacionadas com as keywords, frequência de pesquisas, quantidade de cliques, erros de rastreamento….

5 – Shopping

O Shopping Ads (também conhecido como Product Ads) funciona como uma espécie de promotor da sua loja online. Através da ferramenta é possível anunciar todos os produtos que tem disponíveis.

Dessa forma, os produtos e preços ficam sempre atualizados no topo da página de pesquisa.

6 – Drive

É o serviço de armazenamento e sincronização de arquivos na nuvem.

Através da drive, o utilizador pode fazer o upload de qualquer arquivo e aceder ao mesmo em qualquer hora e em qualquer lugar.

7 – My Business

É uma das ferramentas que pode ajudar potenciais clientes a terem uma visualização mais completa sobre as informações da sua empresa.

Pode incluir informações como website, horário de funcionamento, telefone, fotos e produtos ou serviços disponíveis.

Segundo a plataforma, “as empresas validadas possuem o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”.

8 – Alerts

Para aqueles que estão sempre a acompanhar as atualizações de conteúdos sobre determinado tema, o Alerts é uma ótima ferramenta de auxílio.

Quando ativado, o recurso disponibiliza um alerta que será recebido via e-mail cada vez que algum termo que esteja a monitorizar for citado online.

É possível, acompanhar informações e citações dos concorrentes, palavras chave que são importantes para o nicho ou até mesmo o que se diz sobre o seu produto ou serviço.

Estes são alguns dos recursos mais interessantes que pode utilizar na sua estratégia de marketing. Mas, não deixe de explorar todas as possibilidades que o Google tem para lhe oferecer.

Deixe uma resposta