Conheça o papel do marketing de conteúdo nas estratégias digitais

Conheça o papel do marketing de conteúdo nas estratégias digitais

Estou sempre à procura de informações e assuntos relevantes sobre o universo do marketing digital para os meus leitores. Por isso, no artigo de hoje tenho uma convidada especial.

Filipa Cardoso, CEO da FindUp – Marketing e Comunicação, que nos traz algumas dicas acerca do marketing de conteúdo, tão importante nos dias atuais.

Continue a leitura e saiba mais sobre o que é e como o marketing de conteúdo pode impactar os seus resultados!

Marketing de conteúdo: Como pode impactar os resultados de uma marca?

O marketing de conteúdo é uma estratégia que faz parte do Inbound Marketing, cujo objetivo é captar o interesse do público, de forma não invasiva.

Mas, o que isso significa? Podemos dizer que o Inbound Marketing vai no sentido oposto de publicidades agressivas, que bombardeiam a audiência com anúncios.

O objetivo é atrair o público subtilmente. Isto transmitindo a sua mensagem, de forma a levar o público a procurar a sua marca ou produto naturalmente.

Dito isso, saiba que fazer marketing de conteúdo consiste, basicamente, em seguir a metodologia Inbound.

Ou seja, é atrair o público de forma a ganhar a sua confiança e a conquistar seguidores fiéis para a sua marca.

1 – Por que apostar no marketing de conteúdo?

Quem compartilha conteúdo relevante para o público envolve e gera valor aos consumidores. A percepção da marca é positiva e há um aumento no volume de negócios.

Além disso, outros benefícios da estratégia são:

1.1 Construir uma reputação de autoridade

O mercado é cada vez mais competitivo. Por isso, é preciso apresentar algo diferente para se conseguir destacar.

O marketing de conteúdo ajuda a sua empresa a posicionar-se como uma autoridade no nicho em que atua, e assim fazer frente à concorrência.

1.2 Melhora dos resultados em SEO

Conquistar uma boa posição nos resultados de mecanismos de busca é um dos principais objetivos das estratégias digitais.

Afinal, ao estar no topo do ranking de buscas, a empresa conseguirá ser vista mais facilmente. Assim atrairá a atenção dos consumidores e aumentará a sua credibilidade. Tudo isto é possível com um bom marketing de conteúdo.

1.3 Impulsiona a geração de leads

Gerar conversões é um dos principais objetivos do content marketing. As conversões são feitas em etapas, de visitantes a leads, de leads a leads qualificados e, finalmente, de leads qualificados a clientes.

1.4 Aumenta a taxa de interação

Empresas que constroem relações mais próximas com o seu público, e com transparência, ganham prioridade de compra.

É justamente isso que o marketing de conteúdo ajuda a fazer: aproximar a marca do consumidor, através de uma relação de confiança.

A empresa disponibiliza conteúdo relevante sobre o seu segmento e os consumidores fornecem o seu tempo e contacto em troca.

2 – Como trabalhar o marketing de conteúdo de forma eficaz?

Fazer marketing de conteúdo não significa simplesmente criar um blog, produzir os conteúdos e distribuir nas mídias para conquistar tráfego.

O content marketing só será eficaz quando tem por base uma estratégia específica, planeada e completa de conteúdo. É a partir disso que se alcançam resultados realmente satisfatórios.

Para isso, é preciso:

2.1 Ter objetivos claros e bem definidos

Quando falamos em objetivos claros e bem definidos, o que se pretende é saber exatamente qual a função de cada conteúdo e de que forma serão desenvolvidos.

Todos os detalhes devem ser pensados. A linguagem, os canais em que o conteúdo será distribuído, de qual etapa de compra a estratégia fará parte, que tipo de conversão espera obter, entre outros, são alguns dos exemplos.

2.2 Planear as pautas

Há também outras questões a considerar em relação ao conteúdo que será partilhado. São elas o formato (artigo, e-book, etc), a persona para o qual será voltado, CTAs, keywords e outros.

Com estes aspetos bem definidos, o trabalho torna-se cada vez mais profissional e as métricas mais claras, atingíveis e possíveis de medir.

Vale sempre a pena ressaltar que assim como em qualquer tipo de publicidade, o que vai garantir o sucesso é a forma como as ações são feitas.

Por isso, é necessário sempre procurar conteúdos relevantes, entender o cliente, os seus anseios e dúvidas e não poupar esforços para agradá-lo.

Não há melhor comprovação do que a experiência própria para comprovar que, de facto, uma boa estratégia de marketing de conteúdo proporciona todos estes benefícios.

E, durante a minha parceria com a FindUp, pude perceber a importância deste tipo de estratégia na melhoria de resultados.

Finalizo agradecendo à Filipa pelas informações valiosas partilhadas com os leitores!

Deixe uma resposta