Marketing de Conteúdo, o que é?

Marketing de Conteúdo, o que é?

No universo do marketing digital existem diversas estratégias que trazem maior visibilidade a uma marca. Uma das estratégias fundamentais baseia-se no marketing de conteúdo.

Qualquer empresa que deseja continuar a ter relevância online deve investir neste tipo de marketing. É uma excelente maneira de ganhar a atenção do público e destacar-se da concorrência.

Certamente já ouviu falar de content marketing ou marketing de conteúdo! Mas será que sabe realmente o que é e como aplicar esta estratégia? Se ainda tem dúvidas, o artigo de hoje vai esclarecer tudo sobre o assunto.

Marketing de conteúdo: Tudo o que precisa saber

O Marketing de Conteúdo consiste numa estratégia de marketing com foco na criação e distribuição de conteúdo relevante. Falamos por exemplo de artigos, e-books, publicações, lives, entre outros.

O objetivo destes conteúdos é essencialmente informar as pessoas. Mas também fazer com que a empresa ou marca seja respeitada e uma referência naquele determinado assunto.

Este tipo de material costuma ser divulgado em blogs ou até mesmo redes sociais ligadas à marca. É uma forma de atrair os clientes, educá-los sobre a metodologia da marca e continuar um relacionamento após a compra do produto ou serviço.

Grandes marcas já aderiram a esta estratégia, nomeadamente: o MC Donald’s, Samsung, Apple e Walmart, por entenderem a sua importância e perceberem os seus benefícios. E são estes benefícios que vai conhecer agora!

1. Ganhar mais visibilidade

Este tipo de estratégia proporciona mais visibilidade uma vez que tem influência em termos de  SEO. Ou seja, a posição nos motores de pesquisa.

Mas lembre-se, de nada adianta produzir conteúdo sem relevância, somente com palavras-chave soltas no meio do texto.

A qualidade do conteúdo também é um fator importante na posição do Google, já que este motor consegue perceber o que é relevante para o utilizador.

Isso é feito através de uma análise de dados como o tempo de permanência na página e qualidade de links de referência no texto.

2. Mais interação com o público

Atua como um canal de interação entre os clientes e a marca, seja para diálogo, esclarecer dúvidas ou até mesmo enviar sugestões.

Este tipo de interação estimula a audiência a partilhar o conteúdo com os seguidores nas redes sociais. E isso acaba por ser uma forma de publicidade espontânea.

Seja através de um blog, central de ajuda ou redes sociais, o conteúdo que cria pode ter um elevado potencial de engajamento.

3. Melhorar a experiência pós-venda

Este tipo de estratégia também pode servir para melhorar a experiência pós-venda. Colabora para garantir retenção e fidelização, seja através de uma FAQ, e-book, ou fluxo de e-mail marketing com foco no cliente.

Esta preocupação com o pós-venda é essencial para que o cliente continue a utilizar os serviços ou produtos da sua empresa durante mais tempo.

Algumas ferramentas para usar o marketing de conteúdo a seu favor

Para criar a sua estratégia de content marketing, deve conhecer a fundo a sua persona. Posteriormente é preciso avaliar quais são os meios mais eficazes para conseguir comunicar com a sua audiência e, assim, impactá-la.

Apresento-lhe de seguida algumas ferramentas utilizadas para esta finalidade.

Blogs – Uma das grandes vantagens desta ferramenta é que todos os conteúdos podem ser replicados noutros locais, como nas redes sociais. Isto potencializa o poder de divulgação.

Landing Page – É uma página que tem como objetivo apresentar detalhadamente o produto ou serviço. Também é fundamental para recolher informações dos visitantes, como e-mail, nome ou telefone.

E-book – É ideal para aprofundar a abordagem sobre algum tema específico. Também serve como chamariz para conseguir informações de contacto de possíveis leads e assim iniciar uma comunicação constante.

Podcast – São materiais em áudio que abordam um tema específico, que os visitantes poderão fazer download ou ouvir online. É uma ótima ferramenta para criar um relacionamento mais pessoal.

Ainda não adotou estratégias de marketing de conteúdo para alavancar o seu negócio? Então, está mais do que na hora de fazer um planeamento e implementar este método de divulgação que é cada vez mais importante.

This Post Has 5 Comments

Deixe uma resposta