You are currently viewing LinkedIn, o novo Facebook

LinkedIn, o novo Facebook

Quando falamos em redes sociais, lembramo-nos de um espaço de interações descontraídas com familiares ou amigos. Mas, sabia que existe uma rede social totalmente direcionada para o universo profissional? Chama-se LinkedIn!

É a maior plataforma de contatos profissionais, utilizada por mais de 500 milhões de pessoas por todo o mundo. Aqui, encontramos tanto perfis pessoais como páginas de empresas (company pages). 

Saber tirar o máximo proveito desta rede social pode trazer-lhe grandes oportunidades de crescimento. Quer saber como? Então continue a ler e saiba como utilizar esta rede social.

LinkedIn: O que precisa saber sobre a única rede social profissional!

O LinkedIn é uma famosa rede social de âmbito profissional e muito similar ao Facebook. No entanto, esta permite criar conexões e relacionamentos entre pessoas e empresas.

Nesta plataforma de alcance global é possível que:

  • As empresas anunciem oportunidades de emprego
  • Profissionais procurem emprego
  • Aumentar a rede de contactos (networking)
  • Fazer parcerias

Atualmente é considerada a maior rede social do mundo, contando com a presença de mais de 500 milhões de utilizadores. Interage com influenciadores do mercado, empresas e outros profissionais.

Nesse sentido, esta rede social pode ser utilizada para quem deseja:

1. Trabalhar o networking

Ter contactos e conexões na área  em que atua é certamente uma das melhores formas para conseguir oportunidades que o podem ajudar a crescer profissionalmente. E esta é, certamente, uma das maiores vantagens do LinkedIn.

É possível compartilhar informações, recomendar colegas de trabalho e fortalecer a sua rede de contactos profissionais.

2. Apresentar o portfólio

Ao criar um perfil no LinkedIn poderá publicar todo o seu portfólio profissional.

A par disso poderá apresentar a sua trajetória em termos profissionais e organizar de maneira eficiente os seus projetos, cursos e qualificações.

3. Encontrar parcerias

Criar parcerias também é uma possibilidade nesta plataforma. Isto é possível porque poderá construir uma rede de contactos e participar em grupos que tenham outras pessoas com interesses similares.

Conhecer pessoas que partilham objetivos parecidos pode ser a porta de entrada para a concretização de projetos e planos profissionais. Tudo isto pode acontecer com pessoas ou empresas.

Mas, se é um profissional que deseja captar o interesse das empresas no LinkedIn saiba que é essencial ter um perfil que destaque as suas qualidades e capacitações. Só assim vai distinguir-se dos outros utilizadores.

Apesar de existirem milhões de perfis, nem todos sabem tirar o máximo proveito das funcionalidades da plataforma. Por isso, de seguida indico 5 dicas para tornar o seu perfil mais apelativo. 

1. Tenha uma fotografia profissional

A fotografia é o seu cartão de visita na rede social, portanto, é importante que a imagem transmita seriedade e profissionalismo. Vale a pena investir numa foto atual, com uma boa resolução e um plano de fundo neutro.

Se tiver possibilidade, nada como recorrer a um fotógrafo.

2. Descreva as suas experiências profissionais

Tente descrever o seu percurso profissional de forma a ressaltar conquistas, projetos e colaborações na empresa. Deste modo, não mencione apenas as funções atribuídas ou tarefas realizadas.

Seja dinâmico e objetivo na sua descrição para captar a atenção do leitor.

3. Descreva a sua formação académica

Além das experiências profissionais, é importante complementar o perfil com a formação académica. Inclua cursos de especialização para demonstrar que é um profissional que está sempre a aprender.

4. Troque recomendações

As recomendações podem trazer-lhe mais visibilidade na plataforma, demonstrando que é um profissional valorizado e reconhecido pelas pessoas com quem trabalhou.

Por isso, adote o hábito de trocar recomendações com colegas de trabalho, gestores, clientes e com pessoas do seu círculo profissional.

5. Interaja com os contactos e atualize o seu perfil

Para ser encontrado é preciso mostrar-se, e isso significa interagir com os seus contactos. Pode participar em grupos de discussão ou criar conteúdo. Esta é uma funcionalidade que vale a pena explorar na plataforma.

Assim terá mais hipóteses de se destacar e ser encontrado por quem procura novos talentos.

Por fim, atualize sempre o seu perfil, partilhando um novo projeto ou uma mudança de carreira.

Explore todas as possibilidades que o LinkedIn tem para oferecer e garanto-lhe que não se irá arrepender.