Implementação do Marketing Digital – Transição do tradicional para o online

Implementação do Marketing Digital – Transição do tradicional para o online

A implementação de uma estratégia de marketing digital é cada vez mais importante para qualquer marca. Com a chegada da pandemia esta necessidade foi ainda mais demonstrada e obrigou os pequenos negócios a finalmente aderirem a esta realidade.

Ao longo dos anos muitos negócios acabaram por fechar por não aderirem às novas tendências de comunicação. Um grande exemplo desta falha é o Toys’r’us, nos Estados Unidos e Reino Unido, que no ano de 2018 acabou por declarar falência e fechar 800 lojas. Este cenário ocorreu devido à falta de aposta numa estratégia online.

Dou este exemplo porque esta marca em tempos foi uma das maiores marcas a nível mundial, mas bastou falhar nesta adaptação para cair em ruínas. Isto demonstra o quanto é essencial investir no online, independentemente da força do negócio. Redes sociais, websites, blogs, entre muitas outras, são ferramentas imprescindíveis nesta era digital. 

Marketing Digital: O caso da Ourivesaria Clássica

Um dos exemplos que tenho acompanhado da inclusão do online no tradicional é a Ourivesaria Clássica. Negócio que conheci através do Team MAO (Mulheres à Obra) e no qual tive o prazer de conhecer a Luísa Madeira, uma das herdeiras da marca.

A Luísa aceitou partilhar o testemunho do desenvolvimento do seu negócio tradicional ao longo dos anos e a adaptação ao novo modelo online. Embora o trabalho digital não esteja a ser feito por mim, considero que é um bom exemplo desta passagem.

Sem mais demoras, vamos começar o testemunho de um negócio tradicional português que ao longo dos últimos anos se tem adaptado ao marketing digital.

“A Ourivesaria Clássica foi fundada em 1989 em Queijas.

O ouro português tem uma grande importância histórica e cultural no nosso país, sendo considerado por muitos um negócio tradicional. A nossa família tem desde muito cedo a prática de venda de ouro e artigos de ourivesaria.

Falamos do tempo em que se vendia nas terras de porta em porta com uma mala presa à bicicleta ou na motorizada… Era assim que vendiam os nossos antepassados.

Os anos passaram, as tendências mudaram… E a abertura da Ourivesaria Clássica surgiu tendo em conta, a nova realidade dos finais dos anos 80 e princípio dos 90. Com a abertura de centros comerciais e abertura de mais comércio local, assim surge um espaço físico permanente em Queijas!

Passadas 3 décadas a loja permanece em funcionamento! Atravessou como todos os negócios tradicionais e de família várias fases. Em 2016 foi o ano em que a 2ª geração deu continuidade ao negócio local passando para a realidade dos nossos dias, digitalizando-o!

Delineamos uma estratégia, definimos um plano e passo a passo, passados 4 anos atingimos a Grande Meta!

Estratégia Definida

Redes Sociais

Site Institucional e Blog:

Vendas on-line

  • 2020 – Presença em mercados on-line, substituindo os mercados de rua
  • Out 2020 – Lançamento da loja online

Mas é importante relembrar que o online é a continuação do presencial, nunca a substituição!

Construímos ao longo dos últimos 30 anos uma relação de confiança com os nossos clientes. Oferecemos segurança e o nosso compromisso é criar este reconhecimento no online.

A Ourivesaria Clássica representa marcas portuguesas. O nosso negócio é tradicionalmente português e queremos chegar a todo o País, e só com o online conseguimos dar este passo!”

Atualmente são raras as marcas sem presença online. E a pandemia, acelerou e deu vida a muitos negócios no online que andavam num impasse!

Em resposta a esta tendência e necessidade, estando o comércio online em permanente crescimento, as marcas mudaram de paradigma, e nós estamos no longo caminho da permanente mudança!

“Sonhe, Acredite, Dedique-se, Realize!”

This Post Has 7 Comments

Deixe uma resposta