Como nichar o seu negócio

Como nichar o seu negócio

Nichar o negócio significa encontrar um segmento específico no qual serão direcionados os produtos e serviços, bem como as estratégias de marketing.

Apesar de essencial, é comum que até mesmo os empresários mais experientes tenham dúvidas sobre o que é o nicho de mercado e como defini-lo. Contudo, sem este fator bem estabelecido o crescimento da empresa pode ser afetado.

Por isso, elaboramos um artigo completo com dicas para conseguir definir o nicho do seu projeto!

Negócio: Aprenda a nichar e dê um importante passo rumo ao sucesso

O nicho de mercado consiste no segmento de público que possui um perfil e interesses semelhantes. Ou seja, é um conjunto de consumidores com particularidades próprias.

Definir o nicho de mercado significa determinar qual será a persona certa para o seu produto. Isto permite direcionar de maneira mais assertiva as ações de marketing e divulgação para captar a audiência com maior potencial.

O nicho pode ser amplo, como por exemplo um negócio direcionado para a venda de cosméticos, ou mais específico, como uma loja de cosméticos vegan.

A importância de definir um nicho de mercado

Entrar no mercado como uma marca generalista a oferecer produtos ou serviços para um segmento mais amplo, não é uma boa estratégia. Existem muito mais benefícios na especialização.

Isto porque uma marca generalista, apesar de atingir um grande número de pessoas, terá de fazer frente a uma grande concorrência. Automaticamente torna-se muito mais difícil apresentar um diferencial para o público.

Em contrapartida, entrar para um nicho com a credibilidade de um especialista irá afunilar o número de pessoas que consegue atingir. Porém, a comunicação será muito mais assertiva e a concorrência mais limitada.

As chances de sucesso são maiores porque as estratégias serão direcionadas de forma mais assertiva. Portanto, apresenta o produto ou serviço diretamente para consumidores com maior potencial de conversão.

Quais são os tipos de nichos de mercado?

Existem, basicamente, quatro tipos de segmentação para determinar os nichos de mercado. É importante conhecê-los para encontrar qual tipo de nicho faz mais sentido para o seu projeto.

a) Segmentação geográfica: O foco deste tipo de segmentação é a localização em que se encontra o negócio e qual o tipo de concorrência irá encontrar naquela determinada região.

b) Segmentação demográfica: É feita com base no perfil de um público, identificando informações como idade, género, religião, condição financeira…

c) Segmentação psicográfica: Nicho determinado pelo estilo de vida do público, bem como por valores e personalidade.

d) Segmentação comportamental: Consideram-se os hábitos e histórico de compras de um consumidor. Ou seja, o tipo de produtos que determinada pessoa costuma consumir.

Como determinar o nicho de mercado do seu negócio

Agora que já sabe a importância de nichar o negócio, deve aprender a fazer esta segmentação de forma eficiente para conquistar excelentes resultados nas suas vendas.

1 – Descubra o mercado com o qual possui afinidade

O primeiro passo é compreender o propósito da sua empresa. Ou seja, em qual mercado pretende atuar e quais necessidades visa suprir com os seus produtos ou serviços.

É importante pensar muito bem na escolha do mercado, considerando não só o retorno financeiro, mas a sua afinidade com aquele segmento em específico.

2 – Avalie os seus conhecimentos

Antes de apostar todos os seus recursos num nicho específico, deve perguntar se está preparado para atender às exigências do público que pretende conquistar.

Para ser especialista num nicho de mercado, é preciso dominar o ramo do negócio. Adquira conhecimento e formação para ser capaz de comunicar de forma eficaz com a sua persona.

3 – Observe a procura

Para escolher um nicho de mercado é preciso averiguar se há procura por este produto ou serviço. E ainda perceber se marcas concorrentes oferecem soluções similares.

Faça pesquisas detalhadas para ter certeza que investir num determinado segmento terá potencial de retorno para a sua empresa.

4 – Avalie a concorrência

Principalmente para aqueles que estão a iniciar-se no mundo dos negócios, quanto menor a concorrência, maiores são as chances de a empresa prosperar.

Caso escolha um mercado específico em que uma marca já possui domínio maioritário, será muito difícil fazer frente a este tipo de concorrência.

É preciso tornar o seu diferencial promissor. Portanto, é melhor escolher um ramo que seja menos explorado.

Encontre o nicho de mercado para abrir um negócio e tenha uma imagem forte e de autoridade no segmento em que atua!

Deixe uma resposta