O que é o Networking?

O que é o Networking?

Fortalecer a sua rede de contactos é muito importante para encontrar novas oportunidades de trabalho, encontrar parceiros e clientes. E, tudo isso é possível através do networking.

Sabe o que é, e como utilizar essa ferramenta que pode ajudar a construir e estreitar relacionamentos?

Para conhecer as respostas, continue a ler o artigo de hoje, no qual vou explicar em detalhe tudo o que precisa saber!

Networking: Saiba a importância de criar uma boa rede de contactos  

Provavelmente o networking faz parte da sua rotina sem perceber. Networking nada mais é do que uma ferramenta para trabalhar a sua rede de contatos, viabilizando a construção de relações com pessoas. Essas relações podem ser do âmbito profissional ou pessoal.

Mas, para que é que precisamos disso? A resposta é simples! Afinal, manter uma sólida rede de relacionamentos é fundamental para crescer profissionalmente.

Através do networking é possível obter, por exemplo:

  • Informações relevantes
  • Tornar uma empresa mais conhecida
  • Aumentar a visibilidade de um profissional
  • Identificar oportunidades de negócio
  • Desenvolver a carreira

1 – Como fazer networking?

O networking pode trazer-lhe inúmeros benefícios! Contudo, é preciso saber como colocar em prática as ações que visam fortalecer os relacionamentos relevantes para si.

O primeiro passo é saber identificar as pessoas de interesse. Podem ser antigos colegas de trabalho, colegas atuais, amigos e até familiares. Enfim, qualquer pessoa que possa agregar valor à sua rede.  

Na era da tecnologia é ainda mais fácil manter uma rede de relacionamento. Isso pode ser feito através de ferramentas como telefone, WhatsApp, e-mail e redes sociais, que são muito eficientes neste sentido.

Além disso, podemos destacar algumas formas de networking muito interessantes.

1.1 – Participação em eventos corporativos

Participar em eventos corporativos associados à sua área de atuação é uma excelente maneira de conhecer pessoas com interesses similares. Assim, torna-se mais simples criar conexões que podem gerar novas oportunidades no futuro.

Esteja atento à realização de conferências e outros encontros, sejam eles presenciais ou online. Nos eventos presenciais, leve o seu cartão de visita para facilitar o contato.

1.2 – Mantenha-se próximo

Para que as pessoas da sua rede de contactos se lembrem de si, é preciso estar presente. E isso não significa necessariamente estar próximo presencialmente. Pode significar algo tão simples como enviar uma mensagem periódica para manter algum nível de contato.

As redes sociais, em especial o LinkedIn, são grandes aliados nesta etapa do networking. Utilize-as com sabedoria.

1.3 – Mantenha a sua rede sempre informada

Certamente a maior parte dos profissionais da sua rede também estarão dispostos a ajudar e partilhar informações úteis.

Mas, para que consiga receber qualquer tipo de suporte dos seus contatos, é importante mantê-los atualizados sobre a sua carreira ou negócio.

Por isso, divulgue o seu status atual, partilhe novos cursos que esteja a fazer, novos projetos…

Além disso, sempre que souber de oportunidades interessantes, informe os seus contatos (que tenham interesse) para fortalecer ainda mais a rede.

2 – Como aumentar a rede de contatos?

Para alimentar a sua rede de contactos e fortalecer o networking, é importante definir a sua marca pessoal. Ou seja, o que pode oferecer e quais são seus objetivos. Quer conseguir outro trabalho? Ter melhores contactos para a sua empresa?

Depois de ter estes pontos definidos:

  • Crie perfis nas redes sociais
  • Use fotos profissionais nas plataformas
  • Mantenha o currículo ou a informação da sua empresa atualizada
  • Crie uma assinatura para os seus e-mails
  • Faça cartões de visita

Por fim, procure as pessoas que vão agregar valor à sua rede, conforme dito anteriormente, e inicie o contacto. Para conseguir visibilidade pode, por exemplo, partilhar conteúdos e fazer comentários produtivos em publicações.

E, sempre que possível, organize encontros com as pessoas que fazem parte da sua rede. Um networking mais pessoal também gera bons resultados, por isso, marque um almoço ou happy hour com os colegas.

Percebe como o networking é fundamental para alavancar a vida profissional? Fortaleça a sua rede de contatos e tenha acesso a novos conhecimentos e oportunidades na carreira.

Deixe uma resposta