You are currently viewing Ser influenciador: Tudo o que precisa ter em consideração

Ser influenciador: Tudo o que precisa ter em consideração

A internet, através das redes sociais, aproximou pessoas de forma global. E de certa forma também trouxe uma nova perspetiva do mundo e alterou a forma como nos relacionamos. Neste cenário surge a figura do influenciador.

Ao pensar nestes novos destaques da internet, vem logo à mente a exposição de uma vida muitas vezes luxuosa e ligada especialmente ao mercado de marketing digital.

De facto, os influenciadores ou influencers são pessoas que vivem basicamente da sua exposição nas redes sociais e parcerias com marcas. Possuem um público fiel e dedicado aos seus canais e exercem a capacidade de influência na tomada de decisão de compra dos seguidores.

Já pensou exercer esta profissão? Conhece todos os aspetos que envolvem esta nova forma de vida? Para conhecer melhor este universo acompanhe este artigo, porque nele conto-lhe tudo!

Influenciador: Tudo o que precisa saber

Podemos definir como influenciadores os utilizadores de qualquer rede social que atingem um número significativo de seguidores. Estas pessoas costumam exercer forte influência em redes como Facebook, YouTube, Twitter, blogs e Instagram.

Ser um influenciador digital significa falar com milhares ou até milhões de pessoas diariamente. Oferecer conteúdo e receber inúmeras interações. O perfil pode ser pessoal ou comercial.

Ao dizer as coisas assim pode parecer que estas pessoas saíram do anonimato repentinamente, e conseguiram milhares de seguidores com pouco ou nenhum esforço. Porém na realidade não é bem assim.

A figura do influenciador sempre existiu, até mesmo nos primórdios da internet (entenda como primórdios o início dos anos 2000). Entretanto, não tinham tanta expressividade como agora.

Esta profissão só atingiu o pico que tem hoje graças ao apoio das grandes marcas e empresas. Estas entidades começaram a usar as redes sociais como canais estratégicos de divulgação para os seus produtos.

Em termos simples, o marketing reinventou-se e os profissionais da área perceberam o potencial da divulgação pela internet.

A partir daí surge esta personagem influenciadora cujo principal objetivo é promover marcas, produtos e serviços através do grande alcance que possui nas redes.

Como ganhar dinheiro sendo um influenciador digital?

A vida de viagens e glamour é o que atrai cada vez mais pessoas na esperança de conseguir também o seu “lugar ao sol” no mundo da internet.

O primeiro passo é descobrir a sua vocação e assim criar conteúdo específico para angariar o público certo. Gosta de fazer tutoriais de maquilhagem? Falar sobre tecnologia? Dar dicas sobre como ter uma vida saudável?

É preciso ter afinidade com o tema foco do seu trabalho. Com isto definido tem de explorar ao máximo as estratégias de marketing digital para conseguir um número cada vez maior de seguidores.

Ao atingir uma certa expressividade, mesmo que apenas a nível regional, deve trabalhar para conquistar clientes que lhe proporcionem alguns benefícios, nomeadamente os seguintes.

1 – Publicações patrocinadas

As publicações patrocinadas funcionam da seguinte forma: uma empresa paga um valor e, em troca, o influenciador indica o produto ou serviço dela.

O guião da publicação ou do vídeo podem ser escritos pelo anunciante. Mas é importante a participação do influenciador para o anúncio ser o mais pessoal e genuíno possível.

O valor das publicações deve ser definido pelo influenciador digital, de acordo com a sua audiência. Ou seja, quanto mais seguidores tiver, mais poderá cobrar.

2 – Participação em eventos

A participação em eventos é outra forma de ganhar dinheiro com as redes sociais, apesar de ser menos comum.

No início, a maioria dos eventos propõe um modelo de permuta, mas quanto maior for o reconhecimento, a presença ira tornar-se num ativo para empresas e marcas. Com esta evolução poderá mesmo chegar a cobrar pela sua presença em eventos.

3 – Marketing de Afiliados

Outro modelo de negócio que pode render bons resultados para os influenciadores digitais é o Marketing de Afiliados. Este tipo de marketing consiste em anunciar produtos de terceiros no blog, canal ou redes sociais, em troca de comissões.

Mas qual é a diferença entre Marketing de Afiliados e as publicações patrocinadas? No marketing de afiliados a receita é recorrente, cada nova venda realizada por meio dos conteúdos criados cria uma comissão. Já nas publicações patrocinadas só se recebe um único pagamento.

Se estiver realmente disposto a ter sucesso como influenciador, saiba que é preciso muita dedicação, disciplina e esforço para conseguir o reconhecimento que deseja. E a isto tudo ainda acrescenta o tempo que pode levar até ter um budget oriundo deste meio.

Estude, informe-se, e tenha um diferencial que vai fazer com que se torne num influenciador bem-sucedido.