Plataformas digitais gratuitas: devemos ou não usar

Plataformas digitais gratuitas: devemos ou não usar

Seja para a vida particular ou gestão de um negócio, certamente já precisou de recorrer a alguma aplicação ou software para realizar uma tarefa. Basta uma pequena procura na internet para encontrar diversas opções de plataformas digitais gratuitas que podem facilitar a rotina.

Para muitos, tais plataformas já fazem parte da rotina. Porém outros ainda não conhecem totalmente as vantagens que estas ferramentas têm.

Se ainda tem dúvidas se deve usar ou não softwares gratuitos, continue a leitura e descubra algumas opções e funcionalidades que podem ser justamente o que estava à procura.

Plataformas digitais gratuitas: Conheça as principais e os recursos que vale a pena experimentar

Num oceano quase infinito de opções de plataformas disponíveis na Google Play, App Store e até mesmo na Microsoft Store, torna-se difícil de escolher. Principalmente analisar aquelas que valem a pena ocupar espaço da memória do smartphone ou computador.

De facto, alguns programas e softwares gratuitos, não oferecem uma boa funcionalidade, o que pode ser frustrante. Porém, existem opções das mais diversas categorias que precisa experimentar.

A seguir, apresento-lhe as principais plataformas digitais gratuitas que podem ajudar no dia a dia e valem a pena descarregar no telemóvel ou computador.

1. Plataformas de edição de fotos e vídeos

Se precisa editar fotos e vídeos, fique atento a estas opções que vão facilitar a sua vida sem qualquer custo associado.

1.1. Pixlr

Pixlr é uma aplicação de edição de imagens simples e prática. O programa está disponível numa versão online, para Windows, Mac, Android, iOS e Windows Phone.

Pode transformar imagens do cotidiano em obras de arte impressionantes, pois permite que adicione um toque pessoal com efeitos, sobreposições e bordas.

1.2. KineMaster

Este editor de vídeo é uma das opções mais completas para a adição de efeitos. À primeira vista, a interface da app pode causar alguma estranheza devido à gama de recursos que possui.

Um dos diferenciais consiste na loja de efeitos e outros add-ons, que podem ser acrescentados aos recursos do programa. Apesar de ter algumas opções pagas, grande parte dos produtos da loja podem ser obtidos de forma gratuita.

1.3. Snapseed

Desenvolvido pelo Google, este é um dos editores mais completos para smartphones. Assim que o utilizador domina as funcionalidades básicas, a aplicação torna-se fundamental para melhorar as imagens.

E, para melhorar, tem tutoriais fáceis de perceber para que consiga utilizar as principais funções.

1.4. VSCO

Uma das aplicações mais populares entre os fãs de fotografia, o VSCO, conta com uma série de filtros semelhantes aos do Instagram. Além de opções de ajustes de itens como brilho, contraste, nitidez e saturação da imagem.

Com recursos avançados, a plataforma é uma opção excelente para quem quer tratar de fotografias diretamente no telemóvel.

2. Plataformas de criação de conteúdo visual

Para criar publicações no Instagram, Stories, capa para o canal no YouTube, ou qualquer outra necessidade relacionada a design gráfico, existem várias opções que valem a pena ser utilizadas.

2.1. Canva

O Canva é uma das ferramentas de criação de peças gráficas para diversos meios sociais. Pode criar artes para redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook, entre outras), panfletos, cartazes, currículos…

2.2. Instagram

Sim, o Instagram é uma plataforma que oferece ferramentas muito úteis para a criação de conteúdo visual. São diversos filtros e recursos que permitem produzir Stories e posts e ainda compartilhar noutras redes sociais.

2.3. Unsplash

Esse site possui algumas das mais belas imagens disponíveis na web, e o melhor de tudo é que são completamente livres de qualquer tipo de direito.

Isso significa que pode copiá-las, editá-las e distribuí-las com qualquer objetivo, seja comercial ou pessoal.

2.4. Pixabay

Um dos mais populares bancos de imagem gratuitos, o Pixabay não precisa de registo e tem mais de 900 mil fotos, vetores e ilustrações. Também é uma das plataformas digitais gratuitas que permite usar as imagens sem nenhuma preocupação com copyright, até mesmo para uso comercial.

Se ainda tinha alguma dúvida em relação às vantagens das plataformas gratuitas, certamente esta lista vai fazer com que mude de ideias.

São infinitas opções de ferramentas e plataformas digitais gratuitas para as mais diversas finalidades. Experimente estas indicações e vai surpreender-se com os resultados!

This Post Has 3 Comments

Deixe uma resposta