You are currently viewing Qual é o segredo do TikTok?

Qual é o segredo do TikTok?

Certamente já se deparou com um vídeo criado no TikTok nas suas redes sociais, certo? Ou até tem a aplicação no seu smartphone para estar a par das novidades do universo digital.

Lançada na China em 2016, a plataforma só foi disponibilizada noutros países a partir de 2018. Hoje é uma febre mundial que soma mais de 800 milhões de utilizadores ativos em todo o mundo.

Mas qual será o segredo por trás do sucesso desta aplicação e porque é que atrai tantos utilizadores? É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Continue a leitura!

TikTok: Por que faz tanto sucesso e se tornou uma febre mundial?

A plataforma de criação de vídeos TikTok já é apreciada pelos internautas do mundo todo. Foi a rede social que teve mais downloads em 2020, com mais de 315 milhões só no primeiro semestre do ano.

O funcionamento da plataforma é bastante parecido com outras redes sociais, como Facebook e Instagram. O utilizador cria um perfil em que serão partilhados vídeos com um feed em linha temporal.

A principal diferença desta aplicação para outras plataformas reside no formato das publicações. E na verdade este pode ser considerado o seu principal fator de sucesso. 

É exclusivamente direcionado para a gravação de vídeos curtos e também possibilita a gravação de dobragens de músicas a partir de um extenso catálogo. Não demorou muito tempo para ocorrer o boom dos challenges, muito famosos entre os utilizadores.

Além disso, a interface da aplicação também se sobressai em relação às outras redes.

Há recomendações de vídeos que podem ser interessantes para o utilizador. São feitas através das hashtags usadas, popularidade do vídeo e, com base nas preferências, considerando o conteúdo consumido na plataforma diariamente.

Esse feed personalizado permite uma experiência exclusiva, e capta ainda mais a atenção dos utilizadores.

Vídeos curtos são sinónimos de mais engajamento

O formato dos vídeos produzidos no TikTok é um dos principais fatores de sucesso da plataforma. A aplicação permite que o utilizador crie vídeos com uma duração entre 15 a 60 segundos sobre vários temas.

Apesar de curtos, os vídeos possuem um grande potencial de imersão. Contam de forma rápida e divertida histórias quotidianas, com as quais os utilizadores se identificam.

O humor é um dos grandes expoentes da rede social, com isso, de uma maneira simples e muito eficaz, os vídeos conectam e criam uma identificação. Além de entreterem pelo senso cómico dos participantes.

As diversas funcionalidades de edição de vídeo também dão destaque à plataforma. Ter a liberdade de utilizar efeitos, cortar partes ou alterar a velocidade do vídeo certamente agrada muitos utilizadores.

A inovação tecnológica também contribui para o sucesso do TikTok

A Byte Dance, startup responsável pela criação desta aplicação inovou na utilização de tecnologia baseada na inteligência artificial. Isto criou muitas polémicas em torno do algoritmo utilizado pela plataforma.

Este elemento é responsável por direcionar conteúdo aos utilizadores da rede social e, consequentemente, pelo sucesso da app.

Diferente de redes sociais como o Instagram ou Facebook, que priorizam o conteúdo publicado pelas pessoas seguidas pelos utilizadores, esta aplicação possui uma distribuição mais coletiva.

Quando um utilizador entra na plataforma pela primeira vez recebe 8 vídeos que mostram as maiores tendências do momento, relacionados essencialmente com humor e música.

Este é o ponto de partida para que o algoritmo possa identificar quais desses vídeos tiveram maior interação. A partir de então, a inteligência artificial vai reconhecendo os seus interesses.

Graças a isto tudo, hoje o TikTok é a quarta maior rede social em número de utilizadores no mundo. Já despertou o interesse de marcas e celebridades que veem na plataforma mais uma forma de aumentar os lucros.