You are currently viewing Bolos e Salgados, um negócio digital de sucesso

Bolos e Salgados, um negócio digital de sucesso

É característico do ser humano adaptar-se às situações que se colocam no caminho, sejam boas ou más. Contudo, cada um pode interpretá-las à sua maneira, escolhendo aproveitar a oportunidade para torná-la num sucesso ou simplesmente deixar escapar.

Hoje, vou dar a conhecer um caso que podia facilmente correr mal, mas com dedicação e trabalho tornou-se num negócio exemplar. O que distingue ainda mais a história que vai conhecer é o facto de atuar somente no digital. Sim, um negócio de bolos e salgados que funciona somente no digital… Depois de ler este caso inspirador, qual será a sua desculpa?

Sem mais demoras vai conhecer a história inspiradora da Açúcar & Sal qb contada pela própria fundadora Ana Ramos!

Sucesso: Como uma empreendedora criou um negócio do zero

“Chamo-me Ana, tenho 49 anos, sou mãe de uma adolescente de 15 anos e de um casal de gémeos de 9 anos.

A minha vida mudou radicalmente há precisamente 9 anos atrás. Quando os gémeos nasceram fiquei em casa de baixa de maternidade, e quando era suposto regressar ao trabalho, já não regressei, pois, a empresa fechou e fiquei desempregada.

Como um dos gémeos precisava de cuidados de saúde direcionados, tinha de estar em casa para tratar deste amor maior. Estar em casa sem trabalhar, era também algo que não fazia parte dos meus planos.

Assim, comecei a pensar em algo que gostasse muito de fazer a partir de casa e que me permitisse fazer as 2 coisas! Foi então que me surgiu a ideia de fazer algo que eu adorava! Bolos!

Alguns dos bolos que habitualmente fazia, tinham em conta algumas restrições alimentares. Assim, dei início a experiências de bolos diferentes, com pouco açúcar e com substituto do leite.

Para minha grande sorte, por volta desta altura, foi divulgada uma diretriz europeia que licenciou a cozinha doméstica para produzir e vender bolos de forma legal. Com isto vi que era um sinal, portanto decidi dar início ao meu negócio e juntar o útil ao agradável.

Iniciei o processo de licenciamento da cozinha doméstica e abri atividade nas finanças como ENI. Também considerei vital contratar uma empresa para criar a minha marca, construir o site e iniciar uma página profissional do Facebook.

E assim começou um caso de sucesso…

Apliquei-me e fiz muitas formações e workshops para aperfeiçoar técnicas, peguei nas receitas de família e adaptei-as ao meu gosto.

Também fiz muitos testes, pois, para ter sucesso era preciso oferecer um produto diferenciado. Então optei por bolos com pouco açúcar, mas com o sabor caseiro e delicioso dos bolos feitos pelas nossas avós!

E assim, em 22 outubro de 2014, no dia em que os meus gémeos completavam 3 anos, nasceu a Açúcar e Chocolate qb.

A missão da Açúcar & Chocolate qb era vender bolos caseiros, feitos sem açúcar refinado, mas com sabores deliciosos.

As encomendas cresceram, o sucesso também e as variações foram surgindo, nomeadamente, salgados. Para responder a esta procura optei por melhorar as minhas capacidades em fazer salgados.

Depois de melhorar a minha técnica e de testar as receitas de família, adaptei os produtos ao meu sabor. Tendo sempre uma coisa em mente, manter o paladar dos salgados caseiros feitos pelas avós!

Assim foi, em 2017, lancei a Sal & Pimenta qb, uma marca destinada só a produzir salgados caseiros.

Em 2020, a pandemia entrou nas nossas vidas e nos nossos negócios. Depois de participar em vários workshops e formações, resolvi adaptar o negócio à situação real, ou seja, juntei as 2 marcas numa só.

Em 2020, passei a ter só uma marca, Açúcar & Sal qb, onde divulgo doces e salgados caseiros que tem como objetivo criar memórias que nos fazem felizes.

É um negócio divulgado só em modo online e pretende criar memórias felizes e intemporais.”

Como pode ler é uma história inspiradora que só prova que com dedicação e trabalho o sucesso pode ser alcançado! E, mesmo a vender algo que não pode ser consumido virtualmente!