Wix: Porque é uma má aposta

Wix: Porque é uma má aposta

Já ouviste falar do Wix? Esta plataforma gratuita possibilita a criação de sites a partir de templates prontos ou personalizados. Também é possível incluir textos, imagens, botões, músicas, vídeos e slideshows.

Parece uma excelente alternativa para quem deseja criar um site do zero, certo? Porém, apesar de ser um serviço gratuito, pode não ser a melhor aposta. Queres saber o porquê?

Já a seguir vamos contar-te todas as desvantagens de criar um site nesta plataforma.

Wix: Fica a saber porque esta plataforma não é a mais indicada para criares o teu site

A plataforma Wix é até interessante, considerando a proposta gratuita e acessível para criar sites. Basta aceder ao painel de controlo online e escolher um dos templates.

Porém, em vários aspetos importantes a plataforma deixa a desejar e o resultado final pode ser um site que não é tão atrativo para o utilizador.  

A partir de agora vais conhecer os principais motivos que fazem esta plataforma ser uma má escolha.

1 – Problemas de SEO

Quem cria um site deseja ser encontrado na internet e muito deste processo de criação vai influenciar nas estratégias SEO (Searching Engineering Optmization).

Fazer um site a partir desta plataforma pode atrapalhar o ranqueamento nas principais plataformas de pesquisa, como o Google.

Isso porque para otimizar as pesquisas e melhorar o ranqueamento é preciso trabalhar diretamente no código da fonte do site.

Como não é simples ter acesso aos códigos fonte do site Wix, estas técnicas podem ser dificultadas e o teu site torna-se ineficaz.

2 – Serviços limitados e falta de suporte

Sendo uma plataforma gratuita, já é esperado que os serviços sejam limitados. Isso significa que não irás dispor de todos os recursos que necessitas para construir o teu site de forma personalizada e que atenda às tuas necessidades.

O resultado final é até razoável, mas não é bom o suficiente para trazer resultados positivos, principalmente em sites profissionais e corporativos.

Além disso, erros e falta de suporte são comuns. O site pode simplesmente parar de funcionar e não terás qualquer tipo de suporte para solucionar o problema.

3 – Problemas de design

O design é fundamental na estruturação de um site. Quando é bem finalizado vai contribuir diretamente para uma boa navegação e experiência dos utilizadores. A personalização e criação de uma identidade visual são fundamentais neste sentido.

Porém, no Wix o teu site inevitavelmente terá alguns pontos de poluição visual, criados essencialmente com links anexados à página. Além de atrapalhar o design, isso compromete a credibilidade e profissionalismo.

O design de um site é a assinatura da marca registada. Essa imagem também contribui para vender o produto, portanto, não vale a pena abrir mão desse tipo de identidade.

4 – Domínios padrões

A credibilidade também pode ser comprometida devido aos domínios padrões utilizados em sites criados através da plataforma. Por exemplo: oteusite.wix.com.

Além de transmitir uma imagem de amadorismo, essa questão pode também atrapalhar os utilizadores a memorizarem o endereço da tua página.

Por tudo isto, não é aconselhável criar um site nesta plataforma, mas sim contratar um profissional capacitado. Dessa forma, o resultado estará de acordo com as tuas necessidades e expectativas.

Portanto, se desejas resultados concretos o site da tua empresa não pode parecer amador e precisa de estar bem posicionado no Google. Por isso deves optar por criar um site profissional e fugir do Wix!

Deixe uma resposta