YouTube, uma boa aposta

YouTube, uma boa aposta

Mesmo que seja novato no universo das estratégias digitais, certamente já ouviu falar da necessidade de ter um perfil em todas as redes sociais. Isto inclui também um canal no YouTube.

A importância de ter um blog, criar um perfil profissional no Facebook, no Instagram, no Pinterest ou em qualquer outra rede social é mais evidente. Mas, por que também é importante apostar nesta plataforma?

Se ainda tem dúvidas sobre como esta rede social pode agregar valor à sua estratégia, hoje vai esclarecê-las!

Youtube: Porque é tão importante criar um canal nesta plataforma

Quantas vezes já acedeu a canais do YouTube para ver tutoriais dos mais variados assuntos? Com certeza foram muitas.

A particularidade da plataforma, na qual o formato em vídeo é o grande destaque, colocam-na num universo à parte no que toca às estratégias em redes sociais.

E isto torna-a numa ferramenta de enorme potencial para alavancar os negócios, uma vez que permite conhecer mais a fundo os potenciais clientes. Neste sentido, veja 6 benefícios de investir numa estratégia de criação de conteúdo nesta rede.

1 – Mais visibilidade

Assim como em qualquer outra rede social, ter um canal no YouTube vai aumentar a visibilidade do seu negócio. Pode não saber, mas a plataforma funciona como um pesquisador tão importante como o Google.

Portanto, mesmo que tenha um blog ou perfil noutras redes sociais, criar um canal irá potencializar a divulgação da sua marca. Poderá também ganhar mais visibilidade através dos vídeos sugeridos.

2 – Criar conteúdo de valor

O conteúdo em formato de vídeo está a ganhar cada vez mais relevância. Isto é facilmente percebido pelas novas funcionalidades nas diferentes redes sociais, como a transmissão ao vivo, ou o Reels do Instagram.

O Youtube é o grande precursor deste formato. Possibilita criar conteúdos que vão agregar ainda mais valor à sua marca e agradar às novas preferências dos utilizadores, que apreciam cada vez mais conteúdos em vídeo.

3 – Mais um canal de divulgação

Juntamente com o conteúdo produzido para o seu canal, pode explorar o enorme potencial como mais um meio de divulgação do seu produto ou serviço.

O segredo para que esta estratégia funcione é saber equilibrar conteúdo relevante com publicidade. O vídeo não se pode tornar numa publicidade explícita porque facilmente afasta consumidores.

4 – Conhecer a sua persona

Um canal na plataforma é também uma ferramenta excelente para que conheça a sua persona. Quem acede ao seu canal já sabe que precisa de algo específico.

Portanto, os vídeos são direcionados para um público-alvo segmentado. São estratégias assim que conseguem atrair mais visibilidade para qualquer negócio.

5 – Interação com os utilizadores

Assim como noutras redes sociais, o YouTube permite a interação dos consumidores com o canal, através de likes, comentários e partilha de vídeos.

Este tipo de feedback permite criar uma métrica de avaliação da estratégia, reforçando o que está a resultar e reajustando o que precisa de ser melhorado. 

Interagir com os utilizadores, responder às dúvidas, críticas e sugestões também mostra que está preocupado com o público. E é sempre uma excelente forma de estabelecer relações e dar uma boa experiência.

6 – Humanizar a relação marca vs. clientes

A tecnologia traz muitos benefícios às estratégias de marketing, com muitas novas possibilidades. Ao mesmo tempo, toda esta automação pode deixar o relacionamento humano em segundo plano.

Isto acontece principalmente quando se tem um negócio online, em que o contacto pessoal não acontece praticamente nunca.

Ter um canal nesta rede faz com que os clientes percebam que estão a falar com outra pessoa, o que cria um relacionamento mais próximo e humano. Isto facilita, inclusive, a criação de um vínculo de confiança entre a marca e clientes.

Se ainda não começou a explorar as inúmeras possibilidades proporcionadas pelo YouTube, está na altura de criar o seu canal!  Faça parte desta rede que pode contribuir muito para alavancar o seu negócio.

Deixe uma resposta